Textos

Colaboração em grupo

Em muitas ocasiões, todos nós precisamos de ajuda e também ajudamos os outros quando estes necessitam. Segundo Moscovici (2007, p.48) as ciências do comportamento, em geral, estudam a relação de ajuda através de seus elementos chave: o ajudado, o ajudador, a ação de ajuda e o contexto. A pessoa que precisa de ajuda tem consciência que lhe falta algo que outra pessoa tem e pode prover. A dificuldade maior está em reconhecer a carência e a provável fonte de satisfação.

Moscovici (2007, p. 49) destaca ainda que nas empresas, nota-se bem esse fenômeno e que um dos maiores obstáculos em pedir ajuda, está na comunicação verbal e emocional. Pois como solicitar ajuda sem sentir-se inferiorizado e receoso de não ser bem acolhido e compreendido?
A existência de interação verbal ou não verbal entre os membros de um grupo, durante a resolução de uma tarefa, não implica na existência de colaboração entre eles. Para distinguir os momentos em que os integrantes de um grupo colaboram, dos momentos em que não colaboram para solucionar uma tarefa, podemos utilizar o conceito de grupo colaborativo, descrito por Webb e Palincsar (1996, apud: Boxtel et al., 2000 in sbfisica.org.br) que diz que um grupo colaborativo é caracterizado por indivíduos que perseguem objetivos comuns e
compartilham recursos e energia para a resolução das tarefas que lhes são propostas. No grupo colaborativo a tarefa é comum a todos os membros e todos se esforçam e contribuem para o sucesso do grupo, organizando-se coletivamente para a solução das tarefas propostas.

Para Moscovici ( 2007, p. 49) Quando a ajuda é solicitada, vários componentes motivacionais são mobilizados: auto afirmação, status, reconhecimento, gratificação moral e afeto são exemplos de algumas carências que se satisfazem quando se presta assistência a outrem.
Conforme vimos, a colaboração e a ajuda aos outros também nos beneficiam. Pensando nisso, seguem algumas dicas para o trabalho em equipe:

Saiba dividir: Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

Trabalhe: Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.

Seja participativo e solidário: Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que for necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.

Ah, e veja abaixo um exemplo de colaboração e trabalho em equipe, visando atingir um objetivo comum.

Referências:

MOSCOVICI, Fela. Equipes dão Certo. 11ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007.

http://www.curricular.com.br/artigos/carreira/trabalho-equipe.aspx: Acesso em 16/05/2010.

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/sys/resumos/T0112-1.pdf: Acesso em 16/05/2010.

COMO CONSTRUIR UMA EQUIPE DE SUCESSO?

* Os membros deixam claras sua missão e suas metas
* Trabalham de maneira criativa
* Concentram-se nos resultados
* Mantêm explícitas funções e responsabilidades
* Participam com idéias, sugerindo melhorias
* Baseiam-se nas potencialidades individuais
* Apóiam a liderança e cada um dos membros
* Desenvolvem um ambiente de trabalho em grupo (harmonia)
* Buscam solucionar discordâncias e conflitos (evitam sentimentos como raiva e rancor)
* Tomam decisões objetivas e avaliam sua própria eficiência

Podemos perceber que a construção de uma equipe de sucesso, está intrinsecamente ligada à capacidade das pessoas se comunicarem de maneira aberta e franca, criando um clima de confiança mútua

Disponível em: Seu informativo.wordpress. Acesso em 9/04/10

2 respostas para Textos

  1. Patricia Campos disse:

    Esse texto diz sim muitas coisas boas, como a frase abaixo:

    ” Ter capacidade de se comunicar de maneira aberta e franca, criando um clima de confiança mútua.”
    Acredito que isso sim é a base de todo um grande grupo.

  2. Natália disse:

    Esse texto é bastante interessante!
    Consegue colocar de forma clara e objetiva vários fatores importantes, e dar dicas claras para o bom funcionamento e formação de equipes!

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